terça-feira, 20 de outubro de 2009

POLUIÇÃO

Por poluição entende-se a introdução pelo homem, directa ou indirectamente de substâncias ou energia no ambiente, provocando um efeito negativo no seu equilíbrio, causando assim danos na saúde humana, nos seres vivos e no ecossistema ai present e.[1]
Os agentes de poluição, normalmente designados por poluentes, podem ser de natureza química, genética, ou sob a forma de energia, como nos casos de luz, calor ou radiação.

Mesmo produtos relativamente benignos da actividadEhumana podem ser considerados
poluentes, se eles precipitarem efeitos negativos posteriormente. Os NOx (óxidos de azoto) produzidos pela indústria, por exemplo, são frequentemente citados como poluidores, embora a própria substância libertada, por si só não seja prejudicial. São classificados como poluentes pois com a acção dos raios solares e a humidade da atmosfera, esses compostos dão origem a poluentes como o HNO3 ou o smog.











Potenciais fontes de contaminação química na Cadeia alimentar

A contaminação dos alimentos pode ocorrer por várias formas e de diferentes fontes. A contaminação pode ser de origem biológica, física e ainda química. O risco e as consequências associadas a cada tipo de contaminação são diferentes. Ao contrário das restantes fontes de contaminação, as consequências da contaminações de origem química podem ser somente manifestadas muito mais tarde, resultado da resultado da sua acumulação ao longo da vida dos consumidores (ex: dioxinas)

Sem comentários:

Enviar um comentário